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Tecnologia que monitora rede elétrica inicia comercialização nacional

Cem unidades ao mês do sensor inteligente. Essa é a produção mínima que a fabricante de produtos eletrônicos Tecsys do Brasil Industrial, sediada em São José dos Campos (SP), fará, em 2016, para atendimento das concessionárias de energia preocupadas em monitorar com maior eficiência as suas redes de distribuição.

O equipamento é um desenvolvimento dos pesquisadores paranaenses dos Institutos Lactec, em parceria com as empresas Sygma Tecnologia e a divisão Smart Power da Tecsys, e a concessionária de energia da Bahia, a Coelba, pertencente ao Grupo Neoenergia.

Industrializado pela Tecsys Smart Power, a entrada do produto no mercado se dá após a conclusão do projeto de pesquisa e da validação da solução em campo, no estado da Bahia, entre os anos de 2011 e 2014. A partir de 2015, os equipamentos começaram pouco a pouco a ser integrados à rede de distribuição baiana. A prova de fogo foi no ano passado, durante o Carnaval de Salvador, em que conjuntos de equipamentos fizeram o monitoramento da qualidade e continuidade do fornecimento de energia e ajudaram na correção de problemas de forma rápida e eficiente, garantindo o sucesso do evento. Hoje já são cerca de 400 sistemas instalados no Grupo Neoenergia. Com a abertura ao mercado nacional, 40 unidades estão prontas para entrega à concessionária Elektro e outras seguem para homologação de outras empresas nas regiões Sul e Sudeste.

"Nos dois últimos anos, pudemos promover melhorias no produto, chegando a reduzir em duas horas, em alguns casos, o tempo de DEC [duração da interrupção por unidade consumidora], que é um dos indicadores de padrões de qualidade de energia que devem ser apresentados pelas concessionárias à Aneel”, comenta o diretor comercial da Tecsys Smart Power, Hugo Moura. Segundo Moura, essa redução do tempo de atendimento compreende desde o acionamento das equipes até a conclusão do atendimento, que passou de horas para minutos. Isso se deve à agilidade com que a central é avisada de uma falha – sem que o consumidor precise entrar em contato com a concessionária – e a precisão de localização para o rápido atendimento das equipes. Sem a instalação desse sistema, é necessário vistoriar a rede ponto por ponto até que o problema seja localizado, seja ele a queima de transformadores, aberturas de fusíveis, problemas em chaves seccionadoras, queda de postes e até mesmo o rompimento de cabos.

Além da função de monitoramento on-line com até 18 parâmetros, esta solução possui ainda outras funcionalidades que auxiliam a concessionária na tomada de decisão.

O sensor inteligente possui uma plataforma amigável e é ideal para instalação em redes de média tensão de 13,8 até 34,5 kV sendo composto por: sensores, que são instalados nas três fases da rede; e uma central remota, que recebe as informações em tempo real e envia para a central de controle da concessionária. A instalação dos equipamentos pode ser feita com equipes leves, com o uso de escadas ou varas de manobra, e não demanda interrupção no fornecimento de energia.

Para o gerente comercial dos Institutos Lactec, Carlos Eduardo Ribas, a tecnologia é mais uma conquista perante o mercado, uma vez que a pesquisa não se restringiu ao laboratório. "É mais um produto dos Institutos Lactec que chega ao mercado com participação de uma indústria e uma concessionária de energia”, comenta Ribas. "Essa é uma mudança de comportamento positiva que temos observado nos últimos anos, pois o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) deixou de ser visto apenas como compulsório, passando a cobrar maiores resultados práticos”, conclui.

"É importante considerar que o sensor está sendo usado não apenas para o fim para o qual foi criado, mas tem se desdobrado para atender outras necessidades”, comenta o diretor técnico da Tecsys Smart Power, Jose Carlos Argolo. "O sensor inteligente já ajudou na investigação de uma falha que estava ocorrendo em instalações comerciais e não na rede elétrica e auxiliou no monitoramento de redes após um grande vendaval que desativou uma subestação de energia temporariamente”, conclui Argolo.

Para as concessionárias que desejem adquirir o produto, os contatos são do Eng. Jose Carlos Argolo argolo@tecsysbrasil.com.br ou Hugo Moura mourah@tecsysbrasil.com.br Telefone: (12) 3797-8800.

Fonte: ABINEE

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